terça-feira, 3 de abril de 2012

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UM ALUNO


Independentemente da escola, e
também de salas de aula, temos alunos heterogêneos. Eles são diferentes, seja
em comportamento, seja em assimilação de conteúdos. Cada um deles com seus
créditos merecidos. Há aluno que se destaca, aquele que não consegue acompanhar
a maioria, não sabe ler, ou seja, ler e não compreende. Normalmente o professor
tende a culpar o aluno, aquele que é relapso, e não liga para os estudos.
Então, analiso a seguinte situação de uma escola na zona rural: Tem-se uma
grande maioria de alunos que vem da classe pobre, onde os pais são analfabetos
e não tem como ajudar o filho; o aluno que vem do assentamento dos “sem-terra”,
onde não há o mínimo de conforto para um possível estudo de “tarefa de casa”.
Vou entrar agora no assunto “político”, inicia-se as aulas, falta merenda nos
três primeiros meses de aula, esse aluno só teve duas ou três aulas no dia
durante todo esse tempo de falta de merenda, outro ponto é o ônibus escolar que
também teve seus momentos de “glória”, um período foi às chuvas, ele não
consegue entrar em determinadas comunidades, isso teve uma duração de mais ou
menos dois meses, sem contar também com o atraso de pagamento de motoristas que
deram suas paradinhas também por esse motivo. Outro ponto não menos importante
que é a baixa remuneração e valorização do professore, que faz com que estes
trabalhem com carga horária maior e como conseqüência temos uma baixa qualidade
no ensino e a falta constante de alguns professores. Então vem a seguinte
pergunta: o que faço com o aluno que não atendeu as necessidades exigidas
durante o ano, ou melhor, como ajudá-lo no decorrer do ano? A escola não possui
um professor para aulas de reforço, também não há um espaço no turno e se
tivesse esse espaço o aluno também não poderia sair de uma aula para entrar em
outra, não estamos falando de substituição, e sim de algo a mais. No contra
turno, além de Não ter o professor, estamos falando de uma escola na zona
rural, onde o deslocamento não é tão fácil. Fica a critério do professor o
desenvolvimento desse aluno, cabe ao professor a decisão de recuperar esse
aluno.
Então concluo que independente
das condições sociais que regem o meio, primeiramente tem-se que “querer” algo,
nenhum professor, mediador, ou seja quem for, poderá fazer com que o indivíduo
queira. O homem precisa ampliar o conhecimento e buscar seus sonhos, seus
objetivos, seu crescimento pessoal, para tanto ele precisa desse mediador do
conhecimento, que poderá mostrar o caminho da realização de seus desejos, não
mais que isso.
Por mim!

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