Prefeitura de Ceará Mirim -RN
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Maria Ester Paiva
Projeto Folclore
Ceará-Mirim/RN
2011
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Maria Ester Paiva
Projeto Folclore
Ceará-Mirim/RN
2011
Escola Municipal Maria Ester Paiva
Apresentação dos trabalhos dos alunos na Semana do Folclore
Folclore Massangana - uma prática educacional
Período: 22/08 à 26/08/2011
Ladjane Câmara Bezerra
Cecilia Matias do Nascimento
Cristovam Virgínio de Lima
Professores colaboradores:
Waleska Vivianny Ferreira de Lima
Iremar do Nascimento Lima
Paulo Neto
João Neto
Helicarla Morais
Gillian Simões
Raimundo
Ceará-Mirim-RN
2011
Justificativa
O projeto folclore na escola tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem e valorizar o multiculturalismo enriquecendo as histórias do nosso povo e permitindo práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
Objetivos
· Valorizar as diversas culturas presentes na comunidade, reconhecendo a contribuíção de cada uma na identidade brasileira.
· Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-as criticamente, enriquecendo a vivência da cidadania.
· Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural.
Conteúdo
Cidadania: Escritores e Pesquisadores Norte-Riograndenses
Câmara Cascudo
Deífilo Gurgel
Iaperi Araújo
Ciências: Plantas Medicinais
Lambedores
Insumo
Chás
Matemática: Problemas envolvendo os números racionais, fracionais, medidas e grandezas.
Português: Produção de textos.
Lendas
Parlendas
Releituras de imagens
Geografia e História: Regionalismo.
Grupos de dança
Cultura: Festas religiosas.
Crenças
Religião-afro
Metodologia
* Brincadeiras – brinquedos, pula corda, pipa, esconde-esconde.
* Danças – capoeira, samba.
* Apresentação de cartazes – conceito de folclore, plantas medicinais, entre outros.
* Visita a Casa da Cultura
Pesquisa bibliográfica:
· Gurgel, Tarcísio
Introdução à Cultura do Rio Grande do Norte/
Tarcísio Gurgel, Vicente Vitoriano, Deífilo Gurgel
João Pessoa, PB : Editora Grafset, 2003.
· Radespiel, Maria.
Alfabetização sem segredos
Folclore: Redescobrindo o Brasil
Contagem, MG : Editora IEMAR, 2000.
· Cascudo, Luís da Câmara, 1898-1986.
Superstição no Brasil / Luís da Câmara Cascudo.
5. ed. – São Paulo : Global, 2002.
Avaliação:
A avaliação aconteceu por meio de uma culminância na escola, onde foram expostos os trabalhos realizados ao longo do projeto com a apresentação dos grupos e degustação de comidas típicas, e os professores observaram a interação dos alunos com os conteúdos ministrados.
Justificativa
O projeto folclore na escola tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem e valorizar o multiculturalismo enriquecendo as histórias do nosso povo e permitindo práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
Objetivos
· Valorizar as diversas culturas presentes na comunidade, reconhecendo a contribuíção de cada uma na identidade brasileira.
· Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-as criticamente, enriquecendo a vivência da cidadania.
· Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural.
Conteúdo
Cidadania: Escritores e Pesquisadores Norte-Riograndenses
Câmara Cascudo
Deífilo Gurgel
Iaperi Araújo
Ciências: Plantas Medicinais
Lambedores
Insumo
Chás
Matemática: Problemas envolvendo os números racionais, fracionais, medidas e grandezas.
Português: Produção de textos.
Lendas
Parlendas
Releituras de imagens
Geografia e História: Regionalismo.
Grupos de dança
Cultura: Festas religiosas.
Crenças
Religião-afro
Metodologia
* Brincadeiras – brinquedos, pula corda, pipa, esconde-esconde.
* Danças – capoeira, samba.
* Apresentação de cartazes – conceito de folclore, plantas medicinais, entre outros.
* Visita a Casa da Cultura
Pesquisa bibliográfica:
· Gurgel, Tarcísio
Introdução à Cultura do Rio Grande do Norte/
Tarcísio Gurgel, Vicente Vitoriano, Deífilo Gurgel
João Pessoa, PB : Editora Grafset, 2003.
· Radespiel, Maria.
Alfabetização sem segredos
Folclore: Redescobrindo o Brasil
Contagem, MG : Editora IEMAR, 2000.
· Cascudo, Luís da Câmara, 1898-1986.
Superstição no Brasil / Luís da Câmara Cascudo.
5. ed. – São Paulo : Global, 2002.
Avaliação:
A avaliação aconteceu por meio de uma culminância na escola, onde foram expostos os trabalhos realizados ao longo do projeto com a apresentação dos grupos e degustação de comidas típicas, e os professores observaram a interação dos alunos com os conteúdos ministrados.
Oi amiga, adorei o projeto, bem diversificado. Nota 10. Parabéns!!!
ResponderExcluir